Oscar Schmidt na luta contra o tumor cerebral

Por: neurofocus

O jogador de basquete Oscar Schmidt é considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos. É um dos mais conhecidos esportistas do Brasil. Recentemente, os meios de telecomunicação têm noticiado sua luta contra um tumor cerebral muito comum: o glioma. Este tipo de tumor compromete células do sistema nervoso central e pode ser diagnosticado em quatro graus de agressividade. 
Devido ao tipo do tumor cerebral diagnosticado, o jogador Oscar precisou de tratamento complementar após a neurocirurgia. Ele precisou realizar radioterapia com técnica de localização moderna, também chamada de Radioterapia Estereotáxica Fracionada. Para que este tipo de radioterapia seja possível, o paciente precisa ser imobilzado com uma máscara que é confeccionada sob medida para o paciente. Assim, os feixes de radiação são aplicados no lugar exato durante as sessões de terapia.
Hoje Oscar mostra com orgulho a máscara utilizada durante o tratamento. E isto serve como exemplo para todos os pacientes que necessitam de tratamento para qualquer tipo de câncer. Felizmente, a tecnologia permite terapias cada vez mais efetivas e com menores efeitos colaterais.
 
A matéria completa pode ser acompanhada no site do UOL:
 
http://esporte.uol.com.br/basquete/ultimas-noticias/2013/07/30/oscar-mostra-mascara-usada-na-radioterapia-contra-tumor-e-um-trofeu.htm