Angiomas Cavernosos

Por: neurofocus

Os angiomas cavernosos são lesões benignas do sistema nervoso central (SNC), bem circunscritas e pequenas, variando de 1 a 5cm. Também são conhecidos como malformação cavernosa, hemangioma cavernoso, cavernoma e angioma.

Os cavernomas correspondem a cerca de 5 a 13% das malformações vasculares do SNC e podem ser encontrados principalmente no cérebro, mas também no tronco encefálico e na medula espinhal.

Dentre os sintomas, os pacientes podem apresentar crises convulsivas, déficit neurológico focal como perda da força ou sensibilidade dos membros e alterações da fala. Ainda o cavernoma pode se manifestar por meio de uma hemorragia cerebral, hidrocefalia (que é o aumento de volume do líquido cérebro espinhal associado a sintomas de hipertensão intracraniana, como dor de cabeça, náuseas, vômitos, alterações do nível de consciência) ou como um achado incidental em exames de imagem solicitados pelo médico por qualquer outro motivo.

Quando o cavernoma é pequeno e o paciente não apresenta sintomas relacionados a ele pode-se optar pelo acompanhamento com exames de imagem seriados. A ressonância magnética é o exame primordial para este acompanhamento.

Pacientes sintomáticos ou que apresentaram hemorragia secundária ao cavernoma podem necessitar de tratamento neurocirúrgico. A utilização de técnicas minimamente invasivas torna-se imprescindível, pois muitas vezes estas lesões apresentam volume reduzido e estão localizadas em áreas profundas e/ou eloquentes do SNC, como por exemplo área motora ou da fala. A localização intraoperatória é essencial nestes casos para se evitar ou minimizar os riscos de lesão a estas áreas nobres do cérebro e podem ser utilizadas a neuronavegação e a estereotaxia.

A radiocirurgia estereotáxica mostrou ser eficaz com redução no risco de sangramento após o tratamento.